Na semana especial da VOZ pedi autorização ao cantor Leonardo Gonçalves para falar de um assunto (um pouco polemico ...rs ) ... a classificação do naipe vocal do cantor.
Há quem aposte que o cantor e barítono, enquanto alguns afirmam categoricamente que um barítono não produziria notas tão agudas com a habilidade vocal que ele as emite.
A classificação vocal do cantor foi feita a partir de vários parâmetros . Dois dos mais importantes parâmetros usados foram:
1- O exame de videolaringoestroboscopia
Neste exame, foi possível observar a flexibilidade das pregas vocais e os ajustes fonatorios nos diferentes tons emitidos. Isto foi observado cuidadosamente tanto na emissão dos tons mais graves como na emissão dos tons mais agudos.
Ainda foi possível obter a medida (quantitativa) da freqüência emitida pelo cantor em seus diferentes ajustes fonatorios.
Usei também a medição e classificação do naipe vocal usando os parametros da
2- Tabela de Husson onde foi possível obter os seguintes resultados de extensão vocal:
A2 ate A5
No que se refere a tessitura vocal os resultados encontrados na tabela de Husson foram:
F3 ate E5
Observa-se que o cantor possui uma grande flexibilidade vocal tanto para notas graves quanto para notas agudas o que possibilita a emissão de vários tons com habilidade vocal e sem esforço.
Chamo esta classificação vocal de classificação vocal estendida, ou seja, não posso classifica-lo como um barítono, pois as notas agudas que ele alcança facilmente estão dentro da tessitura vocal de um tenor. E não posso classifica-lo como um tenor pois as notas graves que ele alcança facilmente estão dentro da tessitura vocal de um barítono.
Então classifico o cantor como :
Tenor com tessitura vocal estendida para o Barítono
Ou
Barítono com tessitura vocal estendida para Tenor
A confortabilidade vocal esta para o cantor nestes dois naipes e nas quebras de registros e passagens nos dois naipes também.
O que acontece e que a possibilidade de emissão de registros divergentes e muito grande e facilmente executada pelo cantor pois a flexibilidade vocal e resistência vocal do cantor ( a nível anatômico e fisiológico) são muito grandes.
Confesso que a primeira vez que acompanhei o cantor em avaliação laringoestroboscopica, ficamos alguns segundos parados sem palavras ... eu e o otorrino olhando um para o outro com um ponto de interrogação de: - não pode ser ... como alguém pode ter as pregas vocais tão “malhadas” assim ... =)
Confesso também que a disciplina do cantor em relação ao aprimoramento vocal e exercícios vocais para novos ajustes fonatorios e algo positivamente invejável!
Isso mesmo... o aprimoramento vocal periódico ( treino vocal) possibilita o fortalecimento e a mobilidade vocal permitindo a emissão de uma gama tonal maior e como maior habilidade vocal.
Finalizo este post agradecendo a disponibilidade do cantor permitindo-me postar sobre este assunto e pela felicidade de ser sua preparadora vocal! =)
Sinto-me abencoada!
Finalizo este post agradecendo a disponibilidade do cantor permitindo-me postar sobre este assunto e pela felicidade de ser sua preparadora vocal! =)
Sinto-me abencoada!
Poxa!! Como o Leo mesmo postou no Twitter ''Serei um que não irei morrer com tal dúvida!!'' rsrs* ...Deus abençoe cada vez mais esta voz maravilhosa que louva o nome do nosso Deus. E a ti também, pelo trabalho incrível e abençoado! #Godbless ;) @Ginho_7
ResponderExcluirOi Blacy! Que dúvida que você conseguiu esclarecer para muitos admiradores da voz! Ainda da voz do Léo, que por ser tão extensa, gera uma polêmica que só vendo!
ResponderExcluirVou aproveitar o tópico e expor uma situação. Eu canto em minha igreja, e pela minha tessitura me enquadrei como baixo cantante. Faço normalmente as notas de Ré2 a Fá4. (Notação americana né?)Eu geralmente classifico como Ré1 a Fá3. A minha extensão é de Dó2 a Sol4 (Dó1 a Sol3). São meus extremos de voz. Será que por estas informações, dá pra saber se sou realmente baixo? Ou será que posso ser um barítono com muitos graves?
Fica aí a dúvida ... rs!
Parabéns ao BLOG, excelente matéria!
A medicao do numero de notas que voce alcanca eh so um dos parametros usados para a classificacao da tessitura e extensao vocal. E necessario fazer um exame como dito no post e outras observacoes para determinar a classificacao vocal de um cantor.
ResponderExcluirAh sim, entendi! Muito obrigado. Estou acompanhando o seu blog. Estou de olho nos seus posts tbm, espero aqui aprender mais um pouquinho sobre a incógnita VOZ.
ResponderExcluirEu tenho um BLOG que é www.felipemusical.blogspot.com || Com certeza não é tão rico em informações como o seu, mas espero que goste também! Abraços!
Como é bom que vc compartilhe todo esse maravilhoso conhecimento do nosso intrumento que proporiciona tanta vida além da vida !!! obrigado BLACY! Diego Moraes
ResponderExcluirOlá Dra Blacy! Parabéns pelo post! Sou professor de técnicas vocais a 08 anos e durante este tempo ja tive contato com excelentes fonoaudiologos e me interessei muito pelo seu trabalho, preciso de uma consulta para saber como anda a minha saúde vocal e tirar algumas dúvidas, pode me informar como faço para ser consultado? Meu e-mail é profdiogosilva@yahoo.com.br Aguardo contato. Obrigado!
ResponderExcluirDiogo Silva.
Boa Tarde,
ResponderExcluirVc atende em algum consultório?
Sou cantor há alguns anos e preciso de avaliação e acompanhamento qto ao uso de minha voz.
Att.
Peter Q.
Mais posts... please...
ResponderExcluirBlacy, Sou cantora e gostaria de entrar em contato. Poderia me informar qual o melhor jeito?
ResponderExcluirAguardo ansiosa. meu email: vgabriel81@hotmail.com
Meu email para contato e blacygulfier@hotmail.com
ResponderExcluirDoutora Blacy, estou confuso. Essa tabela (Husson) utiliza outro sistema de numeração das oitavas? Sou maestro de coral e, no nosso vocabulário A2 é uma região média para a voz masculina (lá logo abaixo do dó 3). Por exemplo, na classificação que eu uso (não vou saber informar agora qual é, exatamente) o Leonardo Gonçalves começa a música "Moriá" com um lá2, e desce, ainda, para o ré2 ainda na primeira frase.
ResponderExcluirEntão, segue minha dúvida: na tabela Husson o lá3 tem 440Hz de frequência?
então ele é um Baritenor, acabei de inventar essa palavra kkk
ResponderExcluirPior que existe esse nome kk e essa "classificação"
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlan Pacheco aqui.
ResponderExcluirVim pela live do dia 15/04/2020.
Sim, o cara é barítono dos raros! rs